Dia da Internet Segura

Com a internet cada vez mais presente no dia a dia de crianças e adolescentes, cresce também a preocupação de pais e educadores com relação à segurança e qualidade do que é acessado.

Pensando nisso, a INSAFE, uma rede de organizações que trabalha na promoção do uso consciente da internet na União Européia, promove há oito anos o Dia da Internet Segura. A data, que em 2011 será celebrada no dia 8 de fevereiro, mobiliza pessoas em mais 60 países e aqui no Brasil é coordenada pela SaferNet Brasil, pelo  Ministério Público e pelo Comitê Gestor da Internet.

Normalmente, a primeira coisa que vem à cabeça quando se fala de segurança na internet é o alto grau de exposição na rede, o cyberbullying, a divulgação de informações críticas e confidenciais para estranhos, os abusos e violações de direitos humanos. Sem dúvidas, tudo isso é muito preocupante e merece atenção.

O que pouca gente lembra é que segurança na internet vai além disso – e se trata também do bombardeio comercial a que as crianças ficam expostas enquanto navegam na rede. No final de 2010, por exemplo, o Projeto Criança e Consumo denunciou 39 empresas para o PROCON/Bahia, justamente por conta de suas publicidades veiculadas em sites infantis. Assim como no caso do que é veiculado na TV, a publicidade infantil na internet não tem qualquer tipo de regulação específica – o que significa que a proteção das crianças brasileiras fica a mercê do bom senso das empresas.

Para contribuir com as reflexões e atividades programadas para o Dia da Internet Segura 2011, o Projeto Criança e Consumo está divulgando o manifesto pelo fim da publicidade infantil, que já conta com a assinatura de mais de 13 mil pessoas.

A agenda completa de atividades está disponível no site do Dia da Internet Segura . Há ainda, no site, a oportunidade de colaborar com o evento enviando desenhos e cartões postais, além de jogos educacionais ou criação e colorização de histórias em quadrinhos.

Para saber mais: a Safernet desenvolveu uma cartilha com informações muito úteis sobre segurança na internet. Há também um vasto material para educadores, que pode ser trabalhado em sala de aula.