Leia artigo sobre regulação de publicidade divulgado na Caros Amigos

Em dezembro, o site da revista Caros Amigos publicou o artigo “Regulação da publicidade dirigida a crianças, um desejo para 2012”, da nossa coordenadora de Mobilização, Gabriela Vuolo.

No texto, Gabriela fala do verdadeiro bombardeio de publicidade dirigida a crianças nas semanas que antecedem datas comemorativas, como o Natal, e sobre a parceria do Instituto Alana com o Observatório de Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo, que está conduzindo um monitoramento quatro vezes ao ano justamente para medir a quantidade de comerciais voltados ao público infantil nessas datas.

Ela afirma que os pais têm um papel fundamental na educação de seus filhos, mas que não se pode isentar empresas e o Estado de proteger a infância dos fortes apelos para o consumo. Por isso, defende que é preciso regular a comunicação mercadológica que fala diretamente com crianças.

Leia o artigo na íntegra.

Se esse assunto te interessa, também vale a pena ver os resultados do primeiro monitoramento feito pelo Observatório de Mídia, realizado próximo ao Dia das Crianças de 2011. Os dados alarmantes levaram o Instituto Alana a fazer um protesto em frente à sede da Mattel em São Paulo, que foi a empresa que mais anunciou para crianças no período, com cerca de 8.900 comerciais em apenas 15 dias, em 15 canais de tevê.