Férias geladas, mas nada de shoppings lotados!

As férias chegaram e junto com elas o temor e a ansiedade dos pais de inventar uma intensa programação para os filhos sem o sol do verão. Quando trabalhamos muito e não temos a casa da vovó disponível fica tudo mais difícil e ainda corremos o risco de deixar nossas crianças na frente das telinhas ou passeando nos shoppings. Uma possibilidade é a gente conseguir concialiar as nossas férias com a da garotada e fazer uma programação repleta de novidades e bem animada.  Mas nem sempre é posssível… 

Ainda por cima, julho é frio em muitos lugares do país e chuvoso em outros. Por isso, temos que usar nossa criatividade e pensar em ideias que possam ajudar a fugir dos shoppings lotados. Uma dica é aproveitar para fazer mais passeios culturais, que não envolvam necessariamente o consumo. Podemos conhecer as bibliotecas públicas, ir a peças de teatro gratuitas, explorar as exposições nos museus da cidade e chamar alguns amigos para brincar em casa. Podemos até organizar uma festa de bonecos ou aprender a fazer um bolo quentinho.

E para os dias chuvosos ou que resolvermos ficar em casa nada de tv ligada o dia inteiro! Vamos usar nossa imaginação para inventar brincadeiras criativas ou aproveitar nosso tempo livre com as crianças para brincar com elas — aprender brincadeiras novas e passar para os pequenos algumas do nosso tempo. Outra ideia é fazer uma faxina geral e mobilizar a criançada para arrumar seus brinquedos, e quem sabe não descobrimos que o excesso existe e podemos doar alguns brinquedos para crianças que precisam. Uma dica bacana também pode ser consertar os livros rasgados ou fazer arte. Podemos montar um ateliê com sucata e criar com as crianças. Basta usarmos nossa imaginação, alguns papéis, cola, tinta e material reciclado. O resultado pode virar obra de arte. Aproveite!

Agora não podemos esquecer que as férias de julho passam rápido e se não mantivermos minimamente a rotina dos pequenos a primeira semana de volta às aulas será difícil para família. Portanto, é importante respeitar o ritmo de cada criança e tomar cuidado para não deixá-las por muito tempo em atividades que não costumam fazer. Manter uma rotina mesmo para que possamos quebrar as regras de vez em quando é importantíssimo. Divirtam-se!