Viram isso? Conselho Regional de Medicina publica parecer contra tevê para menores de 3 anos

 

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) publicou no dia 30 de março um parecer contraindicando programas de televisão para menores de três anos.  O parecer foi desenvolvido a pedido do Criança e Consumo, como forma de auxiliar na decisão do Ministério Público quanto a um Inquérito Civil instaurado contra a divulgação da faixa de programação Baby TV pela Fox.

Embora a faixa de programação fosse anunciada como promotora do aprendizado e do desenvolvimento saudável para menores de 3 anos, pesquisas indicam  que, independentemente do conteúdo veiculado, não é recomendável a crianças entre 0 e 3 anos de idade serem expostas à televisão.  O parecer do CREMESP foi na mesma direção, afirmando que “nenhum estudo documentou benefícios da exposição precoce de crianças à televisão”.

Para o CREMESP, dessa forma, pode-se concluir que a televisão não deve ser prioritariamente uma forma de estimulação nesta faixa etária. Segundo os estudos analisados pelo órgão, a exposição à tevê nessa idade apresenta consequências negativas em seu desenvolvimento cognitivo em relação à linguagem, com a diminuição da exposição à voz e interação com cuidadores – fator essencial para o desenvolvimento cerebral saudável das crianças.