É hora de agir!

São cidadãos que podem mudar a situação do planeta. É com essa ideia que Annie Leonard, produtora e autora do vídeo Story of Stuff, começa sua nova produção, Story of Change. Na nova campanha, a ativista parte das descobertas exploradas no Story of Stuff sobre o sistema de produção de bens e serviços e seus impactos e consequências no planeta e na nossa cultura, para chamar todos os cidadãos para uma mudança que proteja o meio ambiente e seja positivo para todos.

Segundo Annie, embora viver e consumir de forma sustentável já seja um começo, essa atitude não é o suficiente para mudarmos nosso padrão de produção e consumo efetivamente. “A mudança acontece quando os cidadãos se juntam para pedir regras que funcionem”, explica no vídeo. “Tentar viver ecologicamente hoje é como nadar contra a corrente. Mas mudando as prioridades da nossa economia, podemos mudar a corrente, fazendo com que fazer a coisa certa também seja fazer a coisa mais fácil”, continua.

O filme mostra que grande parte da população está insatisfeita com o jeito que as decisões econômicas estão sendo tomadas. Hoje, 74% da população dos Estados Unidos apoia leis mais restritivas para o uso de químicos tóxicos, 83% pede leis para o uso de energia limpa, e 85% acredita que as grandes corporações deveriam ter menos influência no Estado.

Se a maioria já apoia essas mudanças, o que falta então? “Ação!”, explica Annie. Agora é o momento de todos que não concordam com o sistema de produção e consumo em que vivemos usarem suas especialidades e suas posições sociais para mudá-lo. A mudança precisa da ação conjunta de todos: governo, sociedade civil e grandes corporações. No site do projeto, é possível ver diferentes maneiras de agir pela mudança. Então, mãos à obra!